Batismo

Imagem_025_Pastoral do Batismo

“Ide, pois, ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”   (Mt 28,19)

Imagem_025_Pastoral do BatismoO Sacramento do Batismo é a porta de iniciação da vida cristã em comunidade. Na Igreja Católica, o Batismo é dado tanto às crianças como aos adultos convertidos que não tenham sido batizados antes. Durante a cerimonia do Batismo temos vários símbolos, a saber:

  • Água: representa a passagem da vida pagã para uma nova vida. Ela representa a purificação, lavando-nos do pecado original.
  • Óleo: representa a fortaleza do Espírito Santo. Antigamente, os lutadores usavam óleo antes das lutas para deixarem seus músculos rígidos e assim vencerem. Na nova vida adquirida pelo Batismo ele tem a mesma função, revestir o batizado para as lutas cotidianas contra as ciladas do maligno.
  • Veste Branca: representa a nova vida adquirida pelo Batismo. Quando tomamos banho vestimos roupa limpa, no Batismo não seria diferente. Somos lavados na água e vestidos de uma nova vida.
  • Vela: aqui temos dois significados: o Espírito Santo e o Dom da Fé. Pelo Batismo somos revestidos de muitas graças e a principal é o Espírito Santo, pois seremos unidos a Deus como filhos para sermos santificados e está santificação é realizada através do Espírito Santo. Já a Fé é um Dom fundamental para nossa vida, é através dela que reconhecemos Deus e por ela recebemos as suas graças.

Para se entender bem o sentido do Batismo é preciso relacioná-lo com a fé, sua disposição fundamental. O Batismo nasce da Fé em Jesus Cristo e na Santíssima Trindade e marca a pessoa humana tornando-a de Deus.

Se informe sobre o Batismo no Santuário Santa Terezinha e nossas comunidades e tenha certeza de que “A vida com JESUS é mais feliz!”