Orientações para o Batismo

batismo

1. Por que batizar o seu filho(a)?

O Batismo é o primeiro sacramento de iniciação da vida cristã em comunidade e deve ser testemunhado para as crianças por seus pais, seus irmãos, padrinhos, madrinhas e demais familiares. A vivência de uma vida cristã é o grande testemunho para o ensinamento na fé.

1. Quais os Sacramentos da Igreja Católica?

São sete os sacramentos, a saber: Batismo, Confirmação (ou Crisma), Confissão (ou Reconciliação), Eucaristia (ou Comunhão), Unção dos Enfermos, Ordem (ou Sacerdócio) e Matrimônio.

1. Quem pode pedir o Batismo para alguém?

A pessoa que pedir o Batismo para alguém deve em primeiro lugar acreditar em Jesus Cristo e na salvação eterna. Assim, com base nessa fé, expressa pelos pais e padrinhos, que há o costume de batizar as crianças, não sendo necessário esperar que atinjam a idade adulta.

1. Qual o sentido do Batismo?

O sentido do Batismo é de fazer nascer uma nova criatura. Em outras palavras, quando do Batismo a criança ou o adulto nascem novamente pela ação do Espírito Santo. Assim, cumpre-se o que Jesus nos ensinou: “Ide, pois, ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo.” (Mt 28, 19).

1. Quais os símbolos do Batismo?

Durante a cerimonia do Batismo temos vários símbolos, a saber:

• Água: representa a passagem da vida pagã para uma nova vida. Ela representa a purificação, lavando-nos do pecado original.
  • Óleo: representa a fortaleza do Espírito Santo. Antigamente, os lutadores usavam óleo antes das lutas para deixarem seus músculos rígidos e assim vencerem. Na nova vida adquirida pelo Batismo ele tem a mesma função, revestir o batizado para as lutas cotidianas contra as ciladas do maligno.
  • Veste Branca: representa a nova vida adquirida pelo Batismo. Quando tomamos banho vestimos roupa limpa, no Batismo não seria diferente. Somos lavados na água e vestidos de uma nova vida.
  • Vela (Círio Pascal): aqui temos dois significados: o Espírito Santo e o Dom da Fé. Pelo Batismo somos revestidos de muitas graças e a principal é o Espírito Santo, pois seremos unidos a Deus como filhos para sermos santificados e está santificação é realizada através do Espírito Santo. Já a Fé é um Dom fundamental para nossa vida, é através dela que reconhecemos Deus e por ela recebemos as suas graças.

1. Por que o Batismo leva a vida em comunidade na Igreja?

Na Igreja nós não somos criaturas isoladas, mas sim somos todos membros da comunidade de Cristo, ou seja, formamos o Povo de Deus. O sentido da vida em comunidade é justamente o de vivermos como irmãos e irmãs que se preocupam uns com os outros. Esse espirito de vida em comunidade leva aos cuidados com a Paroquia, por exemplo, contribuindo para as obras assistências, com consagração do Dízimo, com o serviço à comunidade, entre outras ações.

1. Quais as responsabilidades que o Batismo impõe?

As responsabilidades que o Batismo impõe são:

1º. Para com Deus: fé, aliança, participação nas missas e oração.

2º. Para com a Igreja: fidelidade, respeito e colaboração.

3º. Para com o próximo: caridade, justiça e serviço.

4º. Para com o mundo: construção de um mundo de estruturas justas e honestas.

1. Como fazer o pedido de Batismo?

Primeiramente deverá ser agendado junto a Secretária o Curso para o Batismo. No momento do agendamento será entregue uma ficha de inscrição e fornecidas orientações iniciais, a saber: que o curso é ministrado todos os sábados às 19h, começando com a missa e o Batismo acontecerá na missa do Domingo às 10h ou sábado às 12h.

1. Quais documentos são necessários para fazer o pedido de Batismo:

É necessário trazer à Secretaria do Santuário Santa Terezinha apenas uma cópia da Certidão de Nascimento da criança que será batizada.