Orientações para o Matrimônio

aliancas

1. Por que casar na Igreja?

A Igreja é, antes de tudo, a comunidade daqueles que acreditam em Jesus Cristo e, nesse sentido, querem levar uma vida digna de cristãos. Assim, quando se procura a Igreja, acreditamos que o fazem movidos pela Fé.

1. Quais os Sacramentos da Igreja Católica?

São sete os sacramentos, a saber: Batismo, Confirmação (ou Crisma), Confissão (ou Reconciliação), Eucaristia (ou Comunhão), Unção dos Enfermos, Ordem (ou Sacerdócio) e Matrimônio.

1. O que significa o Matrimônio ser um Sacramento?

Significa que Deus está presente na vida do casal, aperfeiçoando o amor e respeito mútuo, confirmando a indissolubilidade e santificando-o.

1. Qual o sentido do Matrimônio para a Igreja?

A Igreja quer prepará-los para que possam viver, o mais próximo possível, um amor semelhante ao de Jesus Cristo. Assim, com as bênçãos de Deus, o casal se prepara para juntos viverem o amor de Deus e o amor ao próximo.

1. Como funciona o processo Matrimonial?

Os noivos deverão comparecer juntos à Secretaria do Santuário com pelo menos 4 meses de antecedência à data prevista para a cerimônia religiosa.

1. Quais documentos são necessários para formalizar o processo matrimonial?

São necessários os seguintes documentos:

1º. Cédula de Identidade.

2º. Certidão de batismo atualizada pelo menos há 6 meses. Caso tenha dificuldade em localizar sua Igreja de Batismo, peça apoio da Secretaria do Santuário.

3º. Certidão de conclusão do Encontro de Noivos.

4º. Menores de 21 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais para a devida autorização.

5º. Se viúvo (a), apresentar certidão de óbito do (a) falecido (a).

1. Possa fazer o casamento religioso e o civil juntos?

A Lei dos Registros Públicos no. 6.015, de 31/12/1973, dá direito aos noivos requererem ao oficial do Cartório Civil a habilitação matrimonial, o que permite a realização do casamento religioso com efeito civil.

1. É possível fazer todo o processamento matrimonial no Santuário e depois transferir a cerimônia religiosa para outra Paróquia?

A transferência para outra Paróquia deverá ser entregue à Secretaria do Santuário com pelo menos 30 dias de antecedência da data marcada para a cerimônia.

1. Quais os dias para realização de casamentos?

A reserva de data e horário deverá ser feita com no mínimo 4 meses de antecedência. Os casamentos são realizados aos sábados, às 15h30, 16h30 ou 17h30. Outros dias e horários deverão ser tratados diretamente junto a Secretaria do Santuário.

1. Como organizar a cerimônia de casamento?

Para tornar o momento inesquecível os noivos podem organizar previamente a cerimônia de casamento, sendo que:

1º. A decoração ornamental da Igreja deverá ser tratada junto a Secretaria do Santuário.

2º. A música deverá ser apropriada para um ambiente religioso e de respeito a Deus. Para a instalação de equipamentos específicos, tais profissionais deverão se qualificar junto a Secretaria do Santuário, com pelo menos  10 dias de antecedência da data do casamento, um contrato.

3º. Fotografias e filmagens são permitidas, sendo que tais profissionais deverão ser apresentados à Secretaria do Santuário pelo menos 1 dia antes.

4º. Ensaios também serão permitidos, sendo que os noivos deverão agendar junto a Secretaria do Santuário.

1. A Noiva pode atrasar?

Em respeito aos demais noivos, é recomendado que a noiva chegue 15 minutos antes do horário marcado para o inicio da cerimônia, acompanhada da pessoa que irá conduzi-la ao altar. Eventuais atrasos implicarão na redução do tempo da cerimônia.

1. O Noivo pode atrasar?

Em respeito aos demais noivos e para finalizar os tramites da cerimônia, é recomendado que o noivo chegue pelo menos 30 minutos antes do horário marcado para o inicio da cerimônia e dirija-se para a Secretaria do Santuário, levando a Certidão do Casamento Civil (se feito antes) e acompanhado dos Padrinhos, ou duas testemunhas maiores de 21 anos.

1. Casais que vivem juntos podem casar na Igreja?

Os casais que vivem juntos são convidados a regularizar sua situação perante a Igreja através da legitimação do casamento. Informe-se na Secretaria do Santuário e descubra que a “Vida com Jesus é mais feliz!”.