O Santuário parte a parte

“Eis a morada de Deus com os homens.’’ (Ap 21,3)
A única razão da construção do edifício-igreja para os cristãos é ser este um lugar para a Celebração Pascal do Ministério de Jesus Cristo como Ele ordenou: “Fazei isto em memória de mim.” (Lc 22, 19). Os cristãos são convocados para escutar a Sua Palavra e receber o Seu Corpo e Sangue. Assim, todos se tornam membros, instruídos e alimentados do Corpo Místico de Cristo. Como Cristo é a Luz do mundo, então os cristãos, dessa maneira, são também, luz para sociedade: fazem com que a luz de Cristo resplandeça em meio às trevas do mundo. O edifício cristão reflete o que é o nosso Deus: o UM, o Único Essencial, a Fonte da vida, lugar de unidade, paz e harmonia. Portanto, não é um lugar subjetivo onde cada um faz o que quer, mas é “Casa de Deus entre os homens”, a nossa fortaleza, o centro de nossas vidas.

O Santuário de Santa Terezinha foi construído de forma Cristocêntrica, isto é, o centro da vida, a razão de ser dos cristãos. A celebração da Sagrada Liturgia, a dignidade e o silêncio como postura de vida nesse lugar, conduzem-nos para o bem viver no dia-a-dia em meio ao mundo do pagão. Cada objeto, cada parede e sinais aí encontrados: o piso, os vitrais, são partes do limiar da Jerusalém Celeste. Nesse lugar quem comanda é Cristo. Nesse lugar revela-se a Igreja, Instituição Divina. Nesse lugar une-se o Céu e a Terra, a Liturgia é Divina e humana. Esse lugar é um pedacinho do céu na terra. O céu em Taboão da Serra.

PORTAL: entrada para nova Jerusalém. A porta por onde entramos é Cristo. A porta do Santuário, em ferro, tem por puxadores as letras gregas Alfa e Ômega Cristo – Princípio e Fim. Assim, a porta em si é Cristo, quem nos recebe e acolhe e daí para dentro entramos na Nova Jerusalém, no Paraíso reaberto pelo próprio Cristo pelo Seu Nascimento, Morte e Ressurreição. Entrar nesse espaço é já entrar no Paraíso.

altarALTAR: o coração do corpo místico do Cristo. “Cristo Jesus é o único Altar, Vítima e Sacerdote.” (Hb 2). O altar é o centro da comunidade cristã, o sangue de onde nos pulsa a verdadeira vida: o Altar é o Cristo. É por isso que o padre o beija no início e no fim da celebração. O reverencia, tal a nobreza desse lugar. Este altar é feito com mármore branco e mármores coloridos em forma de rosas. As rosas saem do altar e se derramam à sua volta, símbolo da Graça, do Espírito do Cristo que nos dá a vida. Sobre o Altar estão gravadas cinco Cruzes de Consagração, as cinco chagas do Ressuscitado entre nós. O altar é em pedra, “Cristo, a pedra angular do edifício de pedras vivas” (I Pd 2, 5), que somos nós.

ambãoAMBÃO: a pedra tumular do Cristo, onde Ele mesmo se pronuncia e se dá (pelas Escrituras) em testemunho para nós. O Ambão é o umbigo do Corpo Místico de Cristo, o lugar da Palavra que gera a vida. Cristo é a Palavra que gera “outros” Cristos, os cristãos. “A Palavra se fez carne” (Jo 1, 14) e continua a se encarnar em nós. O Ambão, extensão do Altar, é também em mármore branco com rosas em pedras coloridas. A Palavra do Cristo se derrama sobre nós como espírito que nos fortifica.

piso central

PISO CENTRAL: em granito branco, indica a “água” que sai do Altar – Cristo para a vida do mundo. “Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva.” (Jo 7, 37b-38)

fonte batismal

FONTE BATISMAL: é a água que brota do Altar. Também é feita da mesma pedra do Altar, é o lugar da fonte regeneradora e purificadora. O Batismo é a lavagem ritual de iniciação na vida cristã, o lugar de nascimento para a vida nova em Cristo. É o lugar de purificação espiritual e de vida no Espírito do Senhor.

sedia

SÉDIA: (cadeira do presidente) é do Cristo. Indica que Ele é a autoridade nesse lugar. O pároco é embaixador de Cristo para a comunidade cristã. Significado da palavra sédia: Deus é justo.

via-sacraVIA SACRA: é uma oração forte porque nos lembra o caminho da dor e do sofrimento de Jesus, no percurso de sua divina missão redentora.

CAPELA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO: lugar de profunda oração e intimidade com Deus, adorando Jesus na Eucaristia, experimentando sua poderosa manifestação.

sacrario-capela
SACRÁRIO: o coração do Santuário, um encontro garantido com JESUS todos os dias!

cruzesVELAS DEDICAÇÃO: 12 velas da Consagração do Santuário a Deus, lembrando os 12 apóstolos de Jesus e a nossa fidelidade a sucessão apostólica.

vitrais

VITRAIS: lembra a promessa de Santa Terezinha: “Passarei o meu céu fazendo o bem sobre a terra e derramarei uma chuva de rosas!”

pátiosantuário

Pátio do Santuário: na entrada Santa Terezinha acolhe seus devotos.